segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os Bons Amigos

Segundo o budismo,as pessoas devem procurar por três qualidades seguintes em seus amigos: honestidade, sensatez e conhecimento.
Em função dos amigos, as vidas de algumas pessoas mudam para melhor. Inversamente, por causa de seus amigos, outras se enredam em situações terríveis. Por isso, precisamos ser cautelosos ao fazer amizades.
Amigos não devem sentir inveja das realizações ou talentos mútuos. Há muitos casos de bons amigos que se tornaram inimigos por causa da inveja. Ao contrário, amigos devem apoiar e ajudar uns aos outros a alcançar o sucesso. Honestidade, cooperação, compreensão e confiança são o que há de mais importante na amizade. Devemos ser amigos daqueles que estão dispostos a apontar nossas falhas, e não dos que nos bajulam o tempo todo com elogios vazios. Afortunados são os que têm alguns poucos amigos firmes, leais, incentivadores e dedicados. É melhor não ter nenhum, do que se envolver com pessoas interesseiras, falsas ou aproveitadoras.
“Estar na companhia de bons amigos é como permanecer numa sala repleta de orquídeas: depois de algum tempo, emana-se sua fragrância sem que se perceba. Estar na companhia de maus amigos é como passar muito tempo em um mercado de peixes: emana-se seu mau cheiro sem que se dê conta.” Se fizermos amizades equivocadas, nossa vida será repleta de perigos"

Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan, em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP), entre outros ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário